Bolsas Mais Valor em Saúde
1.a Edição

Vencedores 1.a Edição

Dor Crónica: O Doente No Centro Da Relação Hospital – Cuidados De Saúde Primários

Criação de um protocolo de articulação para o seguimento da pessoa com Dor sem barreiras entre Cuidados de Saúde Primários e cuidados hospitalares, permitindo um acesso rápido a uma consulta de Dor na Unidade Local de Saúde do Alto Minho. A criação deste modelo de abordagem clínica da dor crónica, permitirá, integrando cuidados, criar valor em saúde de uma forma que pode ser replicável noutras instituições, permitindo a construção de uma rede de referenciação integrada de Dor, com consequentes ganhos em saúde para o doente e para o Serviço Nacional de Saúde.

Monitorização Remota Na Prevenção Da Descompensação Da Insuficiência Cardíaca – More Card

Este projeto visa a formação de uma Unidade Ambulatória de Monitorização Remota Cardíaca, que pretende integrar a monitorização à distância realizada através da transmissão de sinais vitais, dados de CDI e TRC e pressão na artéria pulmonar num só setor que inclua todos os equipamentos e profissionais necessários, com a dimensão e recursos adequados. A equipa será constituída por técnicos de cardiopneumologia e enfermeiros com formação especializada nesta área, que serão responsáveis pela monitorização regular dos parâmetros transmitidos e que reportarão as alterações significativas à equipa médica, que fará o contacto com os doentes e tomará as orientações terapêuticas e de seguimento necessárias para estabilização da situação clínica. Muitas destas alterações clínicas poderão ser resolvidas no domicílio ou, em alguns casos, por uma breve intervenção em regime de hospital de dia da IC, também em funcionamento neste serviço hospitalar.

Unidade De Medicina De Proximidade – UMP

Este projeto tem como objetivo dispensar do internamento convencional doentes com situações clínicas que carecem de investigação diagnóstica expedita e que, não havendo agilidade em ambulatório, precisam de ser internados (representam até 15 a 20% dos internamentos); manter capacidade de diagnóstico semelhante ou superior à do internamento convencional, em espaço de tempo pelo menos igualmente curto; reduzir custos associados ao internamento hospitalar convencional; e melhorar a satisfação dos doentes comparativamente com o internamento convencional.

Avaliação De Úlceras Por Pressão Em Contexto Domiciliário Com Recurso À Imagem Digital/Dispositivo Móvel

O projeto tem como objetivo implementar melhorias no procedimento de avaliação de UPP, no domicílio com recurso a dispositivo móvel/app e a integração desta informação no PCE do utente, como forma de obter resultados no processo de cicatrização destas feridas crónicas multifatoriais e na utilização e gestão dos recursos existentes para o tratamento e consultadoria de profissionais peritos na área de gestão e tratamento de feridas (nota: ter por extenso UPP e PCE, não sei o que seja). Pressupõe ainda a integração de uma equipa multidisciplinar que proporcionará ao projeto uma abrangência e aplicabilidade, com vista à sua replicação para outras Unidades de Saúde.

Membros do Júri

Dr.ª Maria de Belém Roseira

Dr.ª Maria de Belém Roseira

Presidente do Júri | Ex-Ministra

Dr. Miguel Guimarães

Dr. Miguel Guimarães

Bastonário da Ordem dos Médicos

Dr.ª Ana Rita Cavaco

Enf. Ana Rita Cavaco

Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

Dr.ª Maria de Belém Roseira

Prof.ª Dr.ª Ana Paula Martins

Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos

Dr. Miguel Guimarães

Prof. Pita Barros

Nova Business School
Professor de Economia da Saúde

Dr.ª Maria de Belém Roseira

Dr.ª Vera Arreigoso

Jornalista Especialista em temas da saúde

Dr. Alexandre Lourenço

Dr. Alexandre Lourenço

Presidente da APAH, Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares

Cerimónia de Entrega de Bolsas Mais Valor em Saúde 2021

Galeria de Imagens

Parceiros

Apoios Institucionais

PT-UNB-0047. Data de preparação: junho/2021