HD SignaL–Plataforma Inteligente de Sinalização de doentes à Hospitalização Domiciliária
Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE
A hospitalização domiciliária (HD) tem ao momento uma capacidade de 10 doentes e, de acordo com os relatórios de atividade mensais das unidades de HD, no primeiro semestre do corrente ano, teve uma taxa de ocupação média de 83,64%.
Perante estes resultados, depreende-se que o objetivo interno passe por atingir os 100% de taxa de ocupação, de modo a consolidar a atividade, para posteriormente, se aumentar para a capacidade de 20 doentes, como exposto no plano funcional da HD do CHTS.
Concluindo, parece-nos que tanto do ponto de vista formal como do ponto de vista operacional, a solução proposta consegue garantir e oferecer às pessoas aquilo que consideramos serem objetivos absolutamente basilares. Referimo-nos a objetivos que assentam na melhoria do acesso aos cuidados, a melhoria dos processos de atendimento e diagnóstico, melhoria dos resultados e o aumento da satisfação e qualidade de vida, contribuindo em simultâneo para a sustentabilidade do SNS, uma vez que este modelo claramente se demonstrou ser custo-efetivo.