Bolsas Mais Valor em Saúde - Vidas que Valem

3ª Edição - 2024

Em 2024, a Gilead Sciences, a IASIST, a EXIGO e a APAH concederam 4 bolsas selecionadas entre 12 candidaturas.

Vencedores da 3ª Edição

Serviço de Urgência Amigo do Idoso
Unidade Local de Saúde Santa Maria

O envelhecimento da população é uma realidade atual transversal aos diferentes sistemas de saúde, com implicações significativas em todos os domínios da sociedade. Dados do Eurostat prevêm que a população de idosos entre os 75 e os 84 anos aumente cerca de 56% até 2050, passando de 962 milhões em 2017 para 2,1 mil milhões em 2050. Um dos sectores mais fustigados por esta nova realidade demográfica, é o sector da saúde, cada vez com mais utentes, mas com menos profissionais de saúde e orçamentos deficitários. Atualmente, os Serviços de Urgência são, a porta de entrada no sistema de saúde, sendo inevitavelmente locais sobrelotados, com atividade 24 horas por dia e idealmente, de permanência curta. No entanto, verifica-se que os doentes com idade superior a 65 anos, com maior fragilidade e maior número de comorbilidades, permanecem mais tempo no SU, têm maior probabilidade de ser internados, acarretando custos acrescidos para o sistema de saúde. No caso específico do SU da ULS Santa Maria, por ano, recebe cerca de 30% de doentes acima dos 65 anos, 25% dos quais, são admitidos numa enfermaria. Por forma a colmatar este problema, um grupo de sociedades internacionais, elaborou linhas orientadoras específicas para os doentes geriátricos em contexto de urgência hospitalar. No seguimento destas orientações a American College of Emergency Physicians desenvolveu um programa de acreditação internacional de serviços de urgência geriátricos. O Serviço de Urgência Geriátrico é um conceito de inovação hospitalar, o qual consiste na criação de salas e espaços separados dentro do SU, semelhantes às salas de emergência pediátrica, com uma equipa treinada e dedicada exclusivamente aos cuidados de emergência para idosos. O projeto, Serviço de Urgência Amigo do Idoso pretende implementar uma mudança do paradigma da assistência ao doente idoso, criando um serviço respeitador das diferenças, privilegiando a qualidade, a dignidade, a privacidade e a segurança dos cuidados prestados.

Programa Assistencial Integrado CONSIGO - Programa de Reabilitação Respiratória na pessoa com DPOC
Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE

O Programa Assistencial Integrado CONSIGO (PAI CONSIGO), procura aliar de forma integrada diversas abordagens complementares à pessoa com DPOC, nomeadamente, o desenvolvimento do Percurso Assistencial Integrado da pessoa com Multimorbilidade (PAI MM), um Programa de Reabilitação Respiratória com uma ação multidisciplinar, o desenvolvimento da telessaúde e o Programa de Gestão de Caso. A sua implementação será realizada em diversas fases: Fase 1: Identificação administrativa das pessoas da ULSLA com diagnóstico de DPOC, integração das que cumprirem os critérios de inclusão no PAI MM e confirmação diagnóstica. Fase 2: Orientação no PAI MM: Avaliação médica, definição de um percurso assistencial de acompanhamento e referenciação conforme cumprimento de critérios. Fase 3: Definição da Abordagem à pessoa com DPOC: As pessoas referenciadas para o Programa de Gestão de Caso serão orientadas para uma avaliação e definido um Plano Individual de Cuidados (PIC). As pessoas referenciadas para Programa de Reabilitação Respiratória serão avaliadas em consulta de Fisiatria na qual é definido o risco clínico, o tipo e o local de intervenção que, de forma geral, inclui: Sessões educativas sobre Literacia DPOC; ensino e treino de técnicas autónomas de controlo de sintomas e sessões práticas de ganho de capacidade funcional: Fase 4: Promoção da estabilidade: Esta assentará num sistema de monitorização múltipla, coordenada e contínua, nomeadamente, auto-monitorização por pessoa/ cuidador e a auto-monitorização apoiada por IA a “Hilly” (assistente virtual).

Prática clínica regular como fonte de dados para suportar Acordos de Partilha de Riscos e estudos de Real-World Evidence
Unidade Local de Saúde de Gaia Espinho

O aumento dos custos na área da Saúde é uma realidade com a qual as instituições de saúde se deparam, fruto da inovação das tecnologias de saúde e do envelhecimento da população. Por outro lado, a criação das Unidades Locais de Saúde (ULS) foi acompanhada por uma alteração do modelo de financiamento do setor da Saúde, promotora de maior eficiência na prestação de cuidados. Neste contexto, a ULS Gaia-Espinho (ULSGE) assumiu o desafio de transformar a sua prática clínica habitual em clínicas multidisciplinares baseadas em valor, utilizando dados estruturados que capturam o valor dos cuidados prestados numa ótica 360º. Esta abordagem promove uma prática clínica com maior eficiência operacional e financeira, baseada em práticas de Value-Based Healthcare (VBHC). Assim, a ULSGE, em parceria com o Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance - EMHA (o qual integra) e o seu parceiro tecnológico knok, desenvolveu ferramentas para a automatização de jornadas do utente e a quantificação do valor entregue ao utente aquando da prestação de cuidados de saúde. Pretende-se assegurar a recolha e agregação de dados estruturados de saúde, alimentando ferramentas de suporte à tomada de decisão clínica (dashboards), de investigação clínica (estudos de RWE) e relatórios de custos, efetividade e segurança que guiem acordos de partilha de risco (Risk-Sharing). Com este projeto e o suporte dos seus parceiros, a ULSGE irá criar e ativar em 3 meses 15 jornadas do paciente, envolvendo mais de 2000 pacientes em áreas de clínicas distintas, desde a oncologia (p.e., Cancro do Pulmão e Linfoma) à infecciologia (p.e., HIV). Estas jornadas deverão permitir estabelecer os primeiros acordos de partilha de risco a 6 meses da implementação do projeto, altura em que também deverão ser concluídos os primeiros estudos de RWE. Através do EMHA, pretende-se assegurar a rápida disseminação deste projeto para as três restantes ULS do Consórcio - ULS Região de Aveiro, Entre Douro e Vouga e Matosinhos.

ATENTO - Centro de Telesaúde ULS S. José
Unidade Local de Saúde São José

No ULS S José existem várias experiências consolidadas de utilização de telesaúde, no entanto, estamos ainda muito longe de explorar todo o seu potencial. O mesmo está associado com a elevada diferenciação dos nossos profissionais, com a ligação ao mundo académico, com a complexidade, diversidade e com o volume de cuidados que prestamos, que nos permitem ter escala significativa e diferentes abordagens. O centro de telesaúde -ATENTO- enquadra-se na estratégia de disponibilização de telesaúde a doentes crónicos complexos que são acompanhados pelos diferentes serviços e consultas do CHULC. Pretende-se que o ATENTO seja o elemento agregador de todos os cuidados e-saúde prestados no CHULC, funcionando como cúpula e simultaneamente fazendo apoio transversal a todas as equipas e sistemas de TIC já em funcionamento. Na implementação de uma estratégia de e-saúde é prioritário delinear o percurso do doente desde a prevenção, acesso aos diferentes níveis de cuidados de saúde para diagnóstico e tratamento, seguimento domiciliário e na comunidade. Os doentes com estadio mais grave da sua doença crónica serão telemonitorizados pelo Centro de Telesaúde-ATENTO, mantendo-se assim uma vigilância mais apertada pela Equipa e o seu médico especialista (referenciador). A articulação e transição com outros níveis de cuidados assume particular relevância no percurso de prestação de cuidados aos utentes com patologia complexa, de forma a permitir o acompanhamento dos doentes nos diferentes níveis de cuidados por diferentes equipas como, medicina geral e familiar, enfermeiros de família, enfermeiros especialistas em reabilitação, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros, promovendo a literacia para a saúde e a gestão das pessoas com multimorbilidade, promovendo ganhos em saúde.

Júri 2024

Dr.ª Maria de Belém Roseira
Presidente do Júri | Ex-Ministra
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1972, Advogada e Jurista, Maria de Belém Roseira desempenhou inúmeros cargos ao longo de mais de três décadas, tendo a última delas sido dedicada à atividade política, como Ministra da Saúde, Ministra para a Igualdade e Deputada em várias Legislaturas. Neste âmbito foi Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, tendo sido proponente de várias iniciativas importantes que marcam o progresso do País, como a Lei da Paridade e a Lei da Procriação Medicamente Assistida. Foi Presidente da Comissão de Inquérito sobre a situação que levou à nacionalização do Banco Português de Negócios e sobre a supervisão bancária inerente; Presidente da Assembleia Mundial de Saúde da Organização Mundial de Saúde; e Presidente do Partido Socialista. É membro voluntário de órgãos de direção de várias instituições não lucrativas da área da Economia Social. Integrou o Conselho Geral da Universidade de Coimbra e é membro da Assembleia de Representantes de várias Faculdades, bem como de vários Júris nacionais e internacionais. É membro do Conselho das Antigas Ordens Militares. Tem sido Conferencista no país e no estrangeiro, docente colaboradora de instituições universitárias, prefaciadora e co-autora de várias publicações e autora de múltiplos artigos de opinião na imprensa escrita. Para além de variadíssimos prémios e distinções, foi-lhe atribuída pelo Presidente da República a Grã-Cruz da Ordem de Cristo em reconhecimento da sua carreira.
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Prof. José Fragata
COOrdenador da Unidade de Cirurgia Cardíaca | co-director do Centro do Coração no Hospital da Cuf Tejo
O Professor José Fragata fez a sua educação médica em Portugal e no Reino Unido. Doutorou-se em Medicina em 1991 e agregou-se em cirurgia em 1993 pela Universidade Nova de Lisboa. É professor catedrático jubilado da Nova Medical School, tendo pertencido ao Conselho Geral e presidido ao Conselho de Ética da Universidade NOVA, onde foi durante 5 anos o Vice-Reitor com o pelouro da Saúde. Aposentou-se da carreira pública após 50 anos de serviço na Universidade e 46 anos no Serviço Nacional de Saúde. Presentemente coordena o programa de pós-graduação em Gestão da Saúde no INDEG-ISCTE do IUL, tendo sido fundador e presidente do Conselho Académico da AHED (escola de Pós-Graduação na Saúde da Universidade NOVA). Membro da titular da Academia da Medicina e membro correspondente da Academia das Ciências, é um cirurgião cardiotorácico com uma vasta casuística em cirurgia cardíaca, para adultos e crianças e na transplantação torácica, e percorreu uma longa carreira nacional e internacional nessa especialidade, cumulativamente com uma bem diversificada carreira académica. Presentemente exerce a sua actividade no Hospital da Cuf Tejo onde coordena a Unidade de Cirurgia Cardíaca e é co-director do Centro do Coração.
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Tamara Milagre
presidente da Associação EVITA
Tamara Hussong Milagre é enfermeira e é a fundadora e presidente da Associação EVITA - Cancro Hereditário que apoia desde 2011 famílias afetadas por Síndromes de Cancro Hereditário. Desde 2017, representa os portadores de alteração genética com predisposição para cancro hereditário na Rede Europeia de Referência GENTURIS (Genetic Tumor Risk Syndromes) e atualmente é membro do Stakeholder Group do National Cancer Hub Portugal (AICIB/ DGS) onde está envolvida no grupo de trabalho temático "Deteção Precoce". Em Novembro do ano 2020 recebeu pelo então Ministro de Ciência Manuel Heitor a Medalha de Mérito Científico na sessão plenária de abertura do “Encontro com a Ciência e Tecnologia.
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Dr. Xavier Barreto
Presidente da APAH, Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares
Xavier Barreto é pós-graduado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e em Gestão e Direção de Serviços de Saúde pela Porto Business School – Universidade do Porto. É ainda diplomado em Estudos Avançados em Investigação em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona, Especialista em Produção Lean pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho e licenciado em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte. Atualmente, é Diretor do Centro de Ambulatório do Centro Hospitalar Universitário de São João EPE e docente convidado da Escola Superior de Enfermagem do Porto – Universidade do Porto. Foi Membro do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar e tem desempenhado funções de administração em unidades hospitalares públicas e privadas. É Presidente da Direção da APAH e membro do Comité executivo da European Association of Hospital Managers.
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Prof. Pedro Pita Barros
Nova Business School Professor de Economia da Saúde
Pedro Pita Barros é Doutor com Agregação em Economia (1997) e Professor Catedrático De Economia Da Saúde na Nova School Of Business And Economics da Universidade Nova De Lisboa. A sua investigação foca em economia da saúde, regulação económica e política de concorrência, tendo sido publicada em numerosas revistas científicas. Contribuiu para diversos livros, tendo igualmente publicado diversas monografias. É editor-chefe do International Journal of Health Economics and Management e colabora como editor associado com as revistas científicas Health Policy, Health Care Management Science, e Portuguese Economic Journal. Atualmente, é ainda membro do EC Expert Panel on Effective ways of Investing in Health, do EC Mission Board for Cancer, do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e do Conselho Nacional de Saúde. Foram-lhe atribuídas as distinções de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e a Medalha de Serviços Distintos, grau “ouro" - Ministério da Saúde.
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3ª Edição bolsas Mais valor em Saúde

> Boas-vindas

> Debate “Criação de Valor para o Doente – O Papel da Integração e Continuidade dos Cuidados”

> Programa Mais Valor em Saúde

> Distinção dos Projetos vencedores

> Encerramento

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